top of page

Bancos desafiam a categoria e mantém proposta abaixo da inflação

Nesta terça-feira, 27, numa demonstração de total desrespeito aos seus trabalhadores, os representantes dos principais bancos brasileiros apresentaram na mesa de negociações proposta que sequer reajusta salários e benefícios pela inflação acumulada nos últimos 12 meses.


De acordo com o negociador contratado pela Fenaban, a concorrência no setor financeiro obrigaria aos bancários e bancárias a aceitarem neste ano um reajuste de 95% do INPC somente a partir de janeiro de 2025, o que significaria uma perda real nos salários, benefícios e parcela fixa da PLR.


Além da proposta inaceitável em relação à renovação das Cláusulas Econômicas da CCT da categoria, os bancos nada apresentaram sobre as terceirizações fraudulentas praticadas pelo Santander, sobre o enfrentamento ao adoecimento causado pela gestão de metas, igualdade de oportunidades e demais reivindicações.


Após um novo intervalo solicitado pelos bancos, a proposta apresentada, também rejeitada pelo Comando, foi de aplicação do INCP calculado na data base (01 de setembro), somente a partir de janeiro do próximo ano.


Continuaremos mobilizando bancários e bancárias em todo o país, pressionando para que, na continuidade das negociações, nesta quarta-feira, 28, os bancos retornem à mesa com uma proposta que respeite o esforço da categoria, responsável pelos lucros do Sistema Financeiro.



Comments


bottom of page