Dirigentes atualizaram a categoria sobre os processos de negociação da Campanha Nacional
Mais de 200 bancárias e bancários participaram da Plenária Virtual promovida pela Fetrafi-SC na noite desta terça-feira, 16, através do aplicativo Zoom. O objetivo da atividade foi atualizar a categoria sobre os processos de negociação geral e negociações específicas por bancos.
O coordenador geral da Fetrafi-SC, Marco Silvano, fez a abertura da atividade e apresentou o calendário de negociações da Campanha Nacional. Também abordou temas como emprego, cláusulas sociais e igualdade de oportunidades em sua fala. Após, foram feitas as apresentações por bancos.
O representante da Fetrafi-SC na Comissão de Empresas dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Marcelo Peres, fez um relato das negociações no BB. Enfatizou a importância do banco garantir nas negociações solução para a situação dos colegas incorporados e para os que trabalham nos PSO's e CRBB's. A próxima mesa de negociação do BB será na próxima sexta-feira, 19, e debaterá Igualdade de Oportunidades.
As explicações sobre as negociações da Caixa Econômica Federal foram feitas pelo representante da Fetrafi-SC na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal, Edson Heemann. Também nesta sexta-feira, 19, haverá a próxima mesa de negociação com o tema Diversidade e Igualdade de Oportunidades.
Sobre o Itaú, a representante de Santa Catarina na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Maria Cristina Steyer Burkard, explicou que a Minuta de reivindicações do Itaú foi entregue ao banco no dia 25 de junho. Os pontos prioritários são convênio médico, diversidade e ramo financeiro. Já a pauta permanente conta com emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho, segurança e previdência.
O representante da Fetrafi-SC na Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco, Magno Branco Pacheco, disse que a Minuta de reivindicações do Bradesco será entregue ao banco na próxima sexta-feira, 19. Defesa dos empregos e valorização dos funcionários, com melhorias nas cláusulas econômicas, nas condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores são um dos principais pontos de reivindicações.
Jozi Fabiani Mello, representante da Fetrafi-SC na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, contou que as negociações do acordo específico com o banco iniciaram nesta terça-feira, 16 de julho. Um dos principais temas debatidos foi a questão do emprego. O movimento sindical cobrou o fim das demissões e a redução no número de agências, postos de atendimentos bancários (PABs), além da contratação irregular de funcionários terceirizados em áreas do varejo e TI. As próximas reuniões serão realizadas nos dias 26 de julho e 2 e 9 de agosto.
O presidente do Sintrafi Floripa, Cleberson Pacheco, expressou a importância do envolvimento dos colegas nas atividades que estão acontecendo durante a Campanha Nacional e a mobilização pelas redes sociais. “É fundamental que cada colega participe do tuitaço, por exemplo, que é uma forma de pressionar a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) através das marcações nos tuítes desta rede social.”
Próxima ação nas redes
Nesta quinta-feira, amanhã, 18, haverá o próximo tuitaço durante a mesa de negociação com a Febraban. Desta vez, o tema é saúde. Será a primeira mesa sobre o assunto, com foco em PCDs e pessoas neurodivergentes. Junte-se à pressão que a categoria fará nas redes em todo o Brasil. Participe usando a #JuntosPorInclusão e fazendo a marcação @FEBRABAN, das 9h às 11h nas redes sociais.
Comments