top of page

Fevereiro: Mês de Conscientização sobre LER/DORT

Fevereiro é o mês de conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). O Dia Mundial de Combate às LER/DORT é nesta sexta-feira, 28 de fevereiro.



As Lesões e os Distúrbios são doenças que afetam o sistema osteomuscular, causadas por movimentos repetitivos ou inadequados, como digitar por longos períodos. Como as atividades laborais estão cada vez mais computadorizadas/informatizadas, essas condições acabam afetando cada vez mais trabalhadores, causando dor, desconforto e até afastamento das atividades laborais.


Entre as principais causas, estão o ritmo de trabalho imposto ao trabalhador, longas jornadas de trabalho, falta de pausa, pressão pelo comprimento de metas de produtividade, entre outros fatores que acabam desencadeando as síndromes musculoesqueléticas, como local de trabalho inadequado, movimentos repetitivos e excesso de força empregada para execução de tarefas.


Os sintomas mais comuns são dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento e inflamação.


Como prevenir?


  • Manter as costas eretas, apoiadas num encosto confortável e os ombros relaxados enquanto estiver trabalhando sentado;

  • A cada hora, pelo menos, levante-se, ande um pouco e faça alongamentos e

  • Certifique-se de que a cadeira e/ou banco em que se senta para trabalhar sejam adequados.

Commentaires


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Rua Emir Rosa, 589 - 4º Andar
Centro - Florianópolis - SC

88.020-040

(48) 3224-7113
(48) 99123 1620 (Whats)

 
fetrafisc@gmail.com
  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 FETRAFISC por nucabu.biz/wix.com

bottom of page