Nesta quarta-feira, 28, Dia do Bancário e da Bancária, a direção do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região está visitando os locais de trabalho e conversando com os trabalhadores para atualizar as negociações da Campanha Nacional.
Cartazes de protesto foram colados em algumas agências. "Vergonhosamente, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) segue buscando desvalorizar a categoria bancária dizendo "não à reivindicação por aumento real. Na 10ª rodada de negociações com o Comando Nacional dos Bancários, realizada na terça-feira, 27, os banqueiros vieram com a proposta de reajuste de 100% do INPC nos salários e demais verbas, ou seja, zero de ganho real e somente em janeiro de 2025", critica o presidente do Sindicato, Magno Branco Pacheco.
Neste dia dos bancários e das bancárias, é importante lembrar que a história da categoria é marcada por vitórias e direitos que servem de exemplo para outras categorias não apenas no Brasil. Uma vitória significativa nesta história é a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que completa 32 anos em 2024. "A CCT dos bancários é nacional e unificada e garante direitos não previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). "Neste sentido, é fundamental a organização e luta da categoria para ampliar e manter os direitos já conquistados", completou Magno.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, com informações da Contraf-CUT
Comments