Gestão adoecedora nos bancos é tema do Dia Nacional de Luta
Na manhã desta quarta-feira, 24, dirigentes do Sintrafi Floripa visitaram agências do Centro para debater com os colegas sobre como a gestão dos bancos está adoecendo a categoria bancária. A atividade integra as mobilizações que acontecem em todo o Brasil no “Dia Nacional de Luta #MenosMetasMaisSaúde”.
A atividade de hoje antecede mais um dia de negociação da Campanha Nacional que irá discutir saúde e condições de trabalho, com foco na política de metas praticadas pelas empresas. A pauta vem embasada pela pesquisa Nacional da Contraf, que revelou que 76,5% de bancários consultados declararam terem tido pelo menos um problema de saúde relacionado ao trabalho, no último ano.
Sobre o tema preocupante do adoecimento das bancárias e dos bancários, o presidente do Sintrafi, Cleberson Pacheco, lembrou que a pesquisa da Contraf também mostrou que, em 2022, apenas na categoria bancária, as doenças mentais e comportamentais foram responsáveis por 40% dos afastamentos previdenciários e por 57,1% dos afastamentos acidentários. Com isso, a taxa de afastamento acidentário na categoria ficou em 9,1 mil para cada mil vínculos empregatícios, em 2022, enquanto a média geral, considerando todas as categorias, foi de 2,0 para cada mil vínculos naquele ano.
Para o secretário de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Salles, “os dados alarmantes mostram que as doenças mentais e comportamentais lideram os motivos por afastamentos previdenciários na categoria.” Mauro fez este destaque fazendo referência a um levantamento do Dieese, com base em dados do INSS e que mostra que a categoria bancária foi responsável por 25% de todos afastamentos acidentários e por 4,3% de todos afastamentos previdenciários relacionados à saúde mental e comportamental, entre trabalhadoras e trabalhadores, em 2022.
Amanhã de manhã tem tuitaço
Além do Dia Nacional de Luta, realizado hoje, amanhã, 25, a categoria realizará ações nas redes sociais das 9h30 às 11h30, com a hashtag #MenosMetasMaisSaúde. Participe!
Comments